20 de outubro de 2008

O Poeteiro I

Um dia ele se deu conta de como era vigarice de sua parte quando aceitava chamarem-no "poeta".
"Poeta não, no máximo poeteiro" passou a ponderar. Mesmo lembrando que tudo havia começado numa ejaculação palavrática de seus pensamentos e ainda que, quando o gozo vinha, sempre que se punha a (d)escrever poeticamente esses momentos. "Momentos", aliás, era a nomeação de sua primeira estréia. Em sua última estréia, na consciência plena de ser o vencedor dentre 500 megabytes de informação genética, invocou algumas de suas predileções, esclarecendo de uma vez por todas a sua opção carpe diem de viver.
Obviamente, assim como você agoramente, as pessoas questionavam-no "Mas poeteiro??? Que isso quer dizer, afinal?". "É isso mesmo que você pensou...", "Eu não pensei em nada" - é, alguns são cínicos mesmo, ué, que se pode fazer? - "o poeta é um conhecedor da língua, da gramática, eu, um poeteiro, conheço o prazer que ela proporciona." Para que fique claro: nem todo poeta é poeteiro, mas todo poeteiro um dia pode vir a ser poeta.

3 comentários:

R.C. disse...

Pessoas cínicas?!
Tudo bem. Eu sou forte o bastante pra agüentar essa. Mas não é cinismo, meu caro. É inocência, pureza, ingenuidade, coisa que eu, ah, eu tenho de mais da conta!

=)

Beijo.

Laura Bourdiel disse...

Viajei com seu texto... e fui buscar nos meus arquivos um post meu de março/2005. Aí vai um trecho:
"Me dirão como se escreve um poema. Já não vale ter uma idéia, ver-se impactado pelo tempo, ou deixar-se levar pela leitura. É necessário tomar algum partido e etiquetar-se?... Estamos em tempo de definir sempre alguma coisa? Agora temos que apenas escrever, porque em última instância trata-se sempre do mesmo. Sinto que ao final desta nota eu tenha ficado um pouco moralizante, mas me parece que a única verdade é que eu gosto de poesia, aquela que me faz desfrutar da leitura e não me importa a etiqueta que defina o seu autor. A mim me importa a poesia. E também a anti-poesia."

¡hastá!

BIA disse...

Deixa-me sem palavras - coisa que de vez em quando me acontece -

Aqui estou quase em silêncio - ultimamente tem sido a minha postura mais constante -


Adorei revê-lo

A sua "poeteira" amiga virtual


Deixo-lhe um abraço aberto ao seu


BIA